Programa ABAP para tratar Reg e Green de uma decision ABAP no Process Chain.
*&---------------------------------------------------------------------*
*& Report ZRED_OR_GREEN
*&
*&---------------------------------------------------------------------*
*&
*&
*&---------------------------------------------------------------------*
REPORT zred_or_green.
DATA: zcl_abap_pt_decision TYPE REF TO zcl_abap_pt_decision,
l_flag TYPE rspc_state.
*
SELECTION-SCREEN BEGIN OF BLOCK eins WITH FRAME.
PARAMETERS: red RADIOBUTTON GROUP radi,
green RADIOBUTTON GROUP radi.
SELECTION-SCREEN END OF BLOCK eins.
*
START-OF-SELECTION.
CREATE OBJECT zcl_abap_pt_decision.
IF NOT green IS INITIAL.
l_flag = zcl_abap_pt_decision=>success.
ELSE.
l_flag = zcl_abap_pt_decision=>failed.
ENDIF.
EXPORT e_state FROM l_flag TO MEMORY ID zcl_abap_pt_decision=>status_mem_id.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
RSCUR - Conversão de Moeda em tempo de execução de Query
Primeiramente, deve-se criar a conversão de moeda na transação RSCUR. A conversão é realizada utilizando a tabela TCURR como base e uma data, que costuma ser a data do documento (pedido, contrato etc). Na imagem-exemplo é utilizado a característica temporal 0CALDAY.
Como funciona? Define-se um índice ou uma fórmula ou uma seleção na query. Clicando em cima com o botão direito, selecione: Características. No final da tela, pode-se selecionar uma de conversão de moeda, criada na RSCUR. A conversão de moeda será realizada procurando na tabela TCURR a taxa de conversão de moeda referente a data (TCURR-GDATU) lida no infoprovider (0CALDAY, já que este foi definido como sua data de referência). Logo, a data de referência (0CALDAY) precisa estar no seu infoprovider para a conversão funcionar.
A conversão de moeda, em tempo de execução de query, não apresenta boa performance, porém, ela pode ser utilizada facilmente quando há necessidade de muitas conversões de moedas na query, sem precisar modificar a modelagem do fluxo de dados até o infoprovider.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
RSSTOBJDIR - BW: tabela administração p/objetos autorização.
RSSTOBJDIR - BW: tabela administração p/objetos autorização.
Esta tabela indica se há liberação para utilização do objeto, basta filtrar pelo infoProvider que deseja extrair os dados e verificar a permissão concedida. Conforme imagem ao lado, a coluna AKTPS marcada indica que não há pemissão de utilização do objeto COMP_CODE.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
STMS - Transport Management System
STMS - Transação serve para gerenciamento de transporte de ordens. Ao clicar no caminhão, primeiro botão na tarja azul acima, aparecerá uma lista de filas, cada uma de um mandante diferente e seu respectivo status. Se o mesmo estiver com um X vermelho significa que a fila de transporte está com algum problema. Ao dar duplo clique em cima da fila, o sistema mostrará a lista de ordens que foram importadas (triângulo amarelo ou círculo vermelho) e as que estão disponíveis para importação (círculo verde). É recomendado que ao entrar nessa tela, que o usuário dê um refresh, pois, geralmente não é exibida a última ordem que ficou disponível para importação. Ao selecionar, no menu: "Ir para", depois: "Histórico de Importação", é possível visualizar uma lista com o status de importação da ordem. Se aparecer um quadrado verde, então, importou com sucesso; se aparecer um triângulo amarelo então a request está sendo transportada no momento; se aparecer com um circulo vermelho, então deu erro 8; se aparecer um quadrado vermelho com um raio branco, então deu erro 12 ou erro 16. Para visualizar a descrição dos erros basta clicar 2x em cima do status. Se tiver dado erro 12 ou erro 16, é recomendado a eliminação da ordem da fila de importação para evitar o travamento da fila.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
BWCCMS - SAP BW Monitors
BWCCMS - Esta transação é uma transação bem interessente, com ela você pode obter vários tipos de monitoração, inclusive de cargas (process chain), como é feito na RSPC, você pode inclusive ter o log do banco de dados, de transações em background e RFCs. O interessante é que com apenas alguns clicks você consegue obter informações de erro, e se quiser ver o log na íntegra, basta dar um duplo click e ele te encaminhará para o log da transação em específico.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
RSRT - Monitor Query
RSRT - Uso muito essa transação para executar queries, quando executo as queries pelo browser as vezes tenho problema de cache e acaba vindo mesmo resultado, ao ser executada por esta transação você garante que o cache não está interfirindo. É possível limpar o cache, como podem ver existe uma aba chamada "monitor cache", você pode limpar o cache de execução da querie por ali. Outra utilidade é com relação a mensagens de erro ou mensagens de alertas, você pode na aba de mensagens configurar se deseja que exiba uma mensagem ou não. Pode ainda ter informações sobre performance e teste de IGS, que seria testar se o serviço de exibição de gráficos na internet, está configurado devidamente.
terça-feira, 20 de maio de 2008
SE11 - ABAP Dictionary: Entrada
SE11 - Nome estranho ABAP Dictionary, mas serve para manipular tabelas ou views. Uso mais para fazer a seleção de uma tabela ou criar uma visão (VIEW), para os entendidos de banco de dados, é como fazer um select. A diferença para a SQ02 é que na SQ02 você consegue fazer left join enquanto na SE11 apenas joins simples.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
RS12 - Selecionar entradas de bloqueio
RS12 - Tem o objetivo de listar os objetos bloqueados. Quando você está com uma querie ou uma página web (Webtemplate) aberta por exemplo, o SAP bloqueia o objeto para que o mesmo não seja usado por outros usuários. Mas o que acontece de vez enquando, principalmente quando se trabalha através de VPN, é perder a conexão e ficar com o objeto preso, mesmo que o usuário que está tentando abrir seja o próprio ele não permiti a alteração, então é quando temos a necessidade de usar essa transação para que listemos as entradas bloqueadas.
Como podem ver na tela seguinte, além de listar as entradas bloqueadas, podemos eliminar essas entradas, selecionando a linha que corresponde ao objeto que desejamos excluir e clicar na lixeira.
Como podem ver na tela seguinte, além de listar as entradas bloqueadas, podemos eliminar essas entradas, selecionando a linha que corresponde ao objeto que desejamos excluir e clicar na lixeira.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
SQ02, RSO2, RSA3 - Criar infoset e Extrator Genérico e replicá-lo no BW
SQ02, RSO2 e RSA3 - Achei interessante esse "HOW-TO", ensina como fazer um join entre 2 tabelas do R/3 usando INFOSET com a transação SQ02 e depois cria o extrator genérico com a RSO2, testá-lo com a RSA3, que já postei neste blog e ainda replicá-lo e ativá-lo no BW para ser usado. É bem interessante pra quem quer saber como é feito esse processo como um todo do R/3 para o BW. Vira e mexe eu preciso fazer exatamente isso que o vídeo está ensinando, quando preciso obter alguma informação do R/3 que não tenha em extratores standard.
Segue o link do youtube para ver em tamanho original: https://www.youtube.com/watch?v=E1CO9XBQHnQ
Segue o link do youtube para ver em tamanho original: https://www.youtube.com/watch?v=E1CO9XBQHnQ
quinta-feira, 15 de maio de 2008
SM37 - Seleção de Job simples
SM37 - Essa transação serve para monitorar os processos que estão rodando em background, além disso você pode cancelar e excluir um job. Muito útil para visualizar o término dos jobs, pois com o BW necessitamos estar sempre carregando uma ODS ou um Cubo por exemplo e como é uma tela mais leve, fica mais fácil de monitorar. Essa transação existe tanto no BW quanto no R/3.
RSA3 - Verificador do Extrator
RSA3 - Tanto no BW, quanto no R/3 essa transação tem a mesma utilidade, testar os extratores, lembrando que extratores é a forma de extração de dados de um sistema fonte, seja ele o R/3 ou outro qualquer. Nessa tela você pode além de testar os extratores, você consegue ver o resultado do mesmo, como se fosse uma seleção de uma view por exemplo. Vale a pena lembrar que extratores do R/3 não são visualizados no BW e vice-versa, um extrator criado no R/3, você tem que usar a RSA3 do R/3 e no BW mesma coisa.
RSPC - Atualização de cadeia de processos
RSPC - Essa transação é responsável por criar um processo automatizado de comandos para o BW. Com essa transação você pode realizar de forma automatizada, vários processos, como por exemplo, extração de dados do R/3, ativação de dados nas ODSs, carga nos Cubos, Dados Mestres, isso tudo de forma agendada. Basta agendar o processo para ser executado numa hora específica e depois verificar o log. Geralmente é usado para realizar cargas de madrugada para não haver impacto para os usuários que estão utilizando o sistema transacional.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
RSA1 - Administrator Workbench: Modelagem
Transações SAP
Conforme for descobrindo novas transações estarei postando para ajudá-los a ter uma referência, sempre que puder colocarei para que usei a transação.
Assinar:
Postagens (Atom)