quarta-feira, 21 de maio de 2008
RSRT - Monitor Query
RSRT - Uso muito essa transação para executar queries, quando executo as queries pelo browser as vezes tenho problema de cache e acaba vindo mesmo resultado, ao ser executada por esta transação você garante que o cache não está interfirindo. É possível limpar o cache, como podem ver existe uma aba chamada "monitor cache", você pode limpar o cache de execução da querie por ali. Outra utilidade é com relação a mensagens de erro ou mensagens de alertas, você pode na aba de mensagens configurar se deseja que exiba uma mensagem ou não. Pode ainda ter informações sobre performance e teste de IGS, que seria testar se o serviço de exibição de gráficos na internet, está configurado devidamente.
terça-feira, 20 de maio de 2008
SE11 - ABAP Dictionary: Entrada
SE11 - Nome estranho ABAP Dictionary, mas serve para manipular tabelas ou views. Uso mais para fazer a seleção de uma tabela ou criar uma visão (VIEW), para os entendidos de banco de dados, é como fazer um select. A diferença para a SQ02 é que na SQ02 você consegue fazer left join enquanto na SE11 apenas joins simples.
segunda-feira, 19 de maio de 2008
RS12 - Selecionar entradas de bloqueio
RS12 - Tem o objetivo de listar os objetos bloqueados. Quando você está com uma querie ou uma página web (Webtemplate) aberta por exemplo, o SAP bloqueia o objeto para que o mesmo não seja usado por outros usuários. Mas o que acontece de vez enquando, principalmente quando se trabalha através de VPN, é perder a conexão e ficar com o objeto preso, mesmo que o usuário que está tentando abrir seja o próprio ele não permiti a alteração, então é quando temos a necessidade de usar essa transação para que listemos as entradas bloqueadas.
Como podem ver na tela seguinte, além de listar as entradas bloqueadas, podemos eliminar essas entradas, selecionando a linha que corresponde ao objeto que desejamos excluir e clicar na lixeira.
Como podem ver na tela seguinte, além de listar as entradas bloqueadas, podemos eliminar essas entradas, selecionando a linha que corresponde ao objeto que desejamos excluir e clicar na lixeira.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
SQ02, RSO2, RSA3 - Criar infoset e Extrator Genérico e replicá-lo no BW
SQ02, RSO2 e RSA3 - Achei interessante esse "HOW-TO", ensina como fazer um join entre 2 tabelas do R/3 usando INFOSET com a transação SQ02 e depois cria o extrator genérico com a RSO2, testá-lo com a RSA3, que já postei neste blog e ainda replicá-lo e ativá-lo no BW para ser usado. É bem interessante pra quem quer saber como é feito esse processo como um todo do R/3 para o BW. Vira e mexe eu preciso fazer exatamente isso que o vídeo está ensinando, quando preciso obter alguma informação do R/3 que não tenha em extratores standard.
Segue o link do youtube para ver em tamanho original: https://www.youtube.com/watch?v=E1CO9XBQHnQ
Segue o link do youtube para ver em tamanho original: https://www.youtube.com/watch?v=E1CO9XBQHnQ
quinta-feira, 15 de maio de 2008
SM37 - Seleção de Job simples
SM37 - Essa transação serve para monitorar os processos que estão rodando em background, além disso você pode cancelar e excluir um job. Muito útil para visualizar o término dos jobs, pois com o BW necessitamos estar sempre carregando uma ODS ou um Cubo por exemplo e como é uma tela mais leve, fica mais fácil de monitorar. Essa transação existe tanto no BW quanto no R/3.
RSA3 - Verificador do Extrator
RSA3 - Tanto no BW, quanto no R/3 essa transação tem a mesma utilidade, testar os extratores, lembrando que extratores é a forma de extração de dados de um sistema fonte, seja ele o R/3 ou outro qualquer. Nessa tela você pode além de testar os extratores, você consegue ver o resultado do mesmo, como se fosse uma seleção de uma view por exemplo. Vale a pena lembrar que extratores do R/3 não são visualizados no BW e vice-versa, um extrator criado no R/3, você tem que usar a RSA3 do R/3 e no BW mesma coisa.
RSPC - Atualização de cadeia de processos
RSPC - Essa transação é responsável por criar um processo automatizado de comandos para o BW. Com essa transação você pode realizar de forma automatizada, vários processos, como por exemplo, extração de dados do R/3, ativação de dados nas ODSs, carga nos Cubos, Dados Mestres, isso tudo de forma agendada. Basta agendar o processo para ser executado numa hora específica e depois verificar o log. Geralmente é usado para realizar cargas de madrugada para não haver impacto para os usuários que estão utilizando o sistema transacional.
quarta-feira, 14 de maio de 2008
RSA1 - Administrator Workbench: Modelagem
Transações SAP
Conforme for descobrindo novas transações estarei postando para ajudá-los a ter uma referência, sempre que puder colocarei para que usei a transação.
Assinar:
Postagens (Atom)